Os Clientes devem:
- Fornecer informação verdadeira e transparente à instituição financeira.
- Serem realistas e perceberem se os seus encargos mensais lhe permitem o pagamento das prestações com as quais se estão a comprometer. Assuma as suas responsabilidades de forma responsável, se achar que existe um eventual risco de incumprimento, alerte atempadamente a instituição de crédito.
- Respeitar o pagamento das prestações, no tempo e prazo estabelecidos.
- Manter o imóvel hipotecado em bom estado de conservação e manter contratado um seguro para o imóvel.
- Comunicar alterações das circunstâncias pessoais e financeiras, como sejam a alteração do estado civil, do regime de casamento, dos contactos telefónicos, etc).
- Guardar uma cópia da escritura e de toda a documentação que foi necessária para a contratação do empréstimo.
- Ler os termos e condições do empréstimo de forma a saberem e terem consciência em que é que consiste o seu contrato de Crédito Habitação.
As Entidades Bancárias devem:
- Analisar o empréstimo solicitado, de forma rigorosa e detalhada, verificando toda a informação e documentação enviada para atestar a capacidade financeira dos clientes para fazerem face às despesas.
- Considerar as necessidades dos clientes de forma a apresentar-lhes o produto que melhor se adapta à sua situação e que corresponda a uma prestação mensal que os clientes consigam suportar.
- Facultar toda a informação sobre Crédito Habitação aos clientes, nas suas várias fases, fornecendo-lhes os documentos obrigatórios: FIN (Ficha de Informação Normalizada), Minuta do contrato e Informação sobre os Seguros (caso existam).
- Dispor de uma equipa de profissionais capazes de prestar um serviço de qualidade durante todas as fases do processo e durante a duração do empréstimo.
A nossa conclusão é que só com o envolvimento integral de ambas as partes, dos clientes e das instituições financeiras, é que se poderá garantir que os direitos e deveres de ambos são cumpridos e respeitados.