Encontrar a casa perfeita parece o final de um processo em que finalmente se pode descansar. Mas desengane-se, pois, nesse momento começa uma nova fase: a mudança e a organização da sua casa nova.
E com esta, vêm novas dúvidas e decisões a tomar. Uma das quais é: em que divisão deve ficar localizado o quarto principal?
Saiba que pontos deve ter em conta para tomar a melhor decisão a esse respeito.
1. Opte por uma zona mais íntima
O ideal é estudar bem as divisões e perceber qual é a zona mais íntima da casa, ou seja, a mais afastada da zona de trabalho e da zona social.
Deve por isso evitar divisões em locais de frequente passagem na casa e perto de divisões movimentadas como a cozinha, a sala, ou o escritório, para ter a calma de que precisa.
Estar perto da casa de banho é também uma boa recomendação, ou vai querer atravessar a casa cada vez que se levanta a meio da noite para ir à casa de banho?
2. Tenha em conta o exterior da casa
Se a sua casa tem divisões com janelas para diferentes ruas, tenha esse dado em consideração. São ruas com muito trânsito? Há escolas por perto? E bares e cafés?
Analise bem as fontes de ruído em cada uma das ruas, tanto de dia como de noite, e escolha a divisão que dê para a rua mais calma. E se essa divisão tiver uma vista melhor, então perfeito! Quem não gosta de ter uma vista bonita ao acordar?
3. O tamanho importa
Andar com a fita métrica no bolso é sempre útil quando quer comprar casa, mas também no momento de decidir a finalidade de cada área. Afinal de contas, a sua mobília e pertences têm de caber na respetiva divisão.
Idealmente, o quarto não deve ser inferior a 14 m2 e deve ter uma forma o mais próxima do quadrado, isto porque vários estudos indicam que é a forma que potencia a melhor circulação do ar e utilização do espaço. Se encaixar nas medidas e ainda tiver roupeiro embutido, será o seu jackpot!
4. Valorize a luz natural
Escolher um quarto com janela é essencial para o seu conforto porque garante luz natural e circulação e renovação do ar. Este também deve ser um ponto presente quando estiver a escolher em que divisão deve ficar localizado o quarto principal.
Sempre que possível, o quarto deve estar orientado para nascente ou sul, evitando localizações a poente ou a norte.
Estas 4 dicas são excelentes orientações para tomar a melhor decisão quanto à localização do seu quarto. Contudo, queremos dar-lhe uma nota final: vidros duplos.
A poluição sonora é um flagelo que afeta milhões de pessoas. Segundo dados da AEA (Agência Europeia do ambiente): "20% da população europeia está exposta a níveis de ruído prolongados que são nocivos para a sua saúde. Isto corresponde a mais de 100 milhões de pessoas em toda a Europa."
Dito isto, investir em vidros duplos permitirá, para além de um maior conforto térmico, ter a paz e sossego que precisa para uma boa noite de sono.
Leia ainda: Como tornar a sua casa sustentável
Como dispor a mobília no quarto?
Depois de ter estes elementos em conta e de ter escolhido em que divisão deve ficar localizado o quarto principal, importa então começar a pensar como vai dispor a mobília no espaço:
- A cama, por exemplo, não deve ser encostada à parede exterior, nem colocada debaixo da janela, porque são áreas com maior humidade e correntes de ar.
- Deve-se evitar também encostar a parte lateral da cama à parede porque vai dificultar a mobilidade e a limpeza.
- Os roupeiros também não devem ser encostados à parede exterior, para evitar humidade e condensações.
Quando pensar na casa ideal tenha por isso em conta estes elementos, para poder ter o quarto perfeito para si. Um quarto silencioso, calmo, confortável, com boa temperatura, bem iluminado e com tudo no lugar certo. Um quarto para ser feliz.