Deve optar por uma taxa de juro fixa, variável ou mista? Qualquer uma tem as suas vantagens e características, portanto o melhor é perceber o que caracteriza cada uma e escolher a que estiver mais alinhada com o que mais valoriza.
O crédito habitação de taxa de juro fixa é sinónimo de pagar o mesmo valor, mensalmente, até ao fim do empréstimo, sem qualquer alteração. É o ideal para quem valoriza a segurança e estabilidade ao longo do crédito habitação, sem estar sujeito às flutuações do mercado. Na taxa fixa, fica sempre tranquilo, sem surpresas e com a mesma prestação, sempre.
Mas se a constância da prestação não for o mais importante para si, e não se importar de em alguns momentos pagar mais de prestação e noutros pagar menos, a taxa variável pode ser uma opção a considerar. O crédito habitação com taxa variável associa o valor da prestação a um indexante, que em Portugal é, por norma, a Euribor. É certo que já ouviu esta palavra, mas sabe do que se trata? A Euribor, é uma taxa de juro que pode ser aplicada no seu crédito habitação se optar por taxa variável e que corresponde a média das taxas de juro praticadas nos empréstimos entre bancos da zona Euro. Bancos esses que integram um painel definido pela Federação Europeia de Bancos.
Ou seja, escolher a taxa variável para o seu crédito habitação é estar sujeito às flutuações de mercado, seja na sua vertente mais negativa ou positiva. O valor da taxa é revisto periodicamente e depende do clima económico e da política do Banco Central Europeu, o que pode resultar em prestações mais baixas ou mais altas ao longo do crédito habitação.
Por fim, pode optar pelo crédito de habitação com taxa mista, em que junta o melhor das duas opções anteriores. Ou seja, com a taxa mista existe um período de tempo em que a taxa de juro é fixa (e durante este período a prestação não se altera), seguido de período de taxa variável, em que a prestação vai estar condicionada às condições do mercado na altura e poderá variar nos anos seguintes de acordo com as flutuações da Euribor.
Fixa, variável ou mista, qualquer taxa de juro vai influenciar o seu crédito habitação com as suas vantagens e particularidades. O importante é que perceba as diferenças, reflita e tome uma decisão consciente de acordo com aquilo que for mais confortável para si.