1. Não pinte o quarto de cores fortes.
O vermelho e o laranja, por exemplo, são cores que transmitem energia e mais estimulantes, pelo que devem ser utilizadas em divisões com mais atividade. No quarto opte por tons claros de azul ou branco, cores que transmitem calma e descontração.
2. Escolha uma divisão mais recolhida para ser o seu quarto.
Evite escolher divisões que estejam ao pé de ruas movimentadas, porque vai ouvir barulho de trânsito até tarde e o trânsito voltará de manhã bem cedo. A menos que goste de dormir com o som de buzinas!
3. Coloque vidros duplos.
Neste caso vai ter um efeito também ele duplo: para além de funcionar como bloqueador de som, os vidros duplos são também excelentes isoladores térmicos, o que impedirá o calor de entrar no verão e de sair no inverso. Pode não ser barato, mas será um investimento que compensará.
4. Não coloque televisão no quarto.
Sim, sabemos que dormir em frente da televisão é um grande clássico da vida de adulto. Mas não coloque uma televisão no quarto, porque dormir com flashes de luz e barulho de fundo impede que o descanso seja pleno. A cama deve ser um espaço para dormir e não para ver televisão, para que sempre que se deitar o seu cérebro perceba que chegou o momento de hibernar.
5. Se o sono demorar a chegar, leia.
Uma boa alternativa à televisão são os livros. Prepare um chá calmante, agarre num bom livro e deixe-se embalar pelos lençóis.
6. Não poupe no colchão.
Os colchões são caros, é verdade. Mas sabe o que é que custa ainda mais? Dormir mal e ter problemas de coluna, por isso não poupe no colchão e invista no seu bem-estar.