Será 2015 é um bom ano para comprar casa? O mercado imobiliário tem dado sinais de otimismo nos últimos meses, o aumento ligeiro dos preços das casas e o regresso dos bancos à concessão de Crédito Habitação comprovam isso mesmo. As taxas de juro tem-se revelado também uma importante ajuda para as famílias portuguesas já que se mantêm baixas e com tendência para continuarem a baixar. Será este o ano em que compra a sua nova casa?Os bancos tiveram 4 anos adormecidos no que diz respeito ao Crédito Habitação, depois dos spreads elevados e dos entraves à concessão de crédito, começam agora a voltar ao mercado hipotecário e a prova disso são as campanhas de spread mais reduzido que já se encontram em vigor.
Se os bancos voltam as suas atenções para o Crédito Habitação, o mesmo é dizer que mais Clientes vão poder comprar casa com recurso a financiamento. Em 2014 os bancos emprestaram mais de 2.300 milhões de euros às famílias para poderem comprar casa, montante que já foi superior ao dos últimos 2 anos. Os números falam por si, a tendência está a começar a inverter.
Montante das Novas Operações de Crédito Habitação
Fonte: Banco de Portugal
Mas há mais motivos que podem ajudar na decisão de comprar casa este ano. As taxas de juro estão em mínimos históricos (leia também o artigo Taxas de Juro Negativas! O que acontece?). Em Junho de 2015, a Euribor 6 meses (indexante mais comum em Portugal) atingiu os 0,049% e a tendência é para que este indexante continue a descer.
Se está a pensar comprar casa estes são dois bons argumentos para dar esse passo, com a euribor baixa e os spreads mais reduzidos, a prestação da casa nunca foi tão baixa.
Nos imóveis da banca continuam a existir vantagens, além de preços mais reduzidos quando comparados com outros imóveis disponíveis no mercado, os clientes podem ainda beneficiar de vantagens como a oferta de comissões, a redução do spread, descontos adicionais no preço para os imóveis em campanha, entre outros. Contudo, nos imóveis da banca a oferta é um pouco mais limitada e começa já a verificar-se mais procura do que oferta, uma vez que estes imóveis são absorvidos muito rapidamente, logo que chegam ao mercado.
Se realmente está a pensar comprar casa em 2015, não se esqueça de fazer uma comparação detalhada de todas as condições que os bancos e outras instituições financeiras lhe propõem, aproveite e faça o download da Tabela Comparativa de Crédito Habitação.
Se prefere comprar casa a arrendar, saiba que não está sozinho! No entanto, de acordo com estudo realizado pela APEMIP referente ao III Trimestre de 2014, o arrendamento mostrou o seu dinamismo nos anos de 2011 e 2012 mas em 2014 voltou a perder expressão, o que indica que comprar casa continua a ser uma prioridade para os portugueses. Leia também o artigo Comprar vs Arrendar.
Porque comprar casa e obter o financiamento necessário é uma decisão muito importante, colocamos à sua disposição um Consultório de Crédito Habitação que pode utilizar para nos fazer chegar as suas questões. Pode também fazer download do nosso Guia de Crédito Responsável para obter mais informações sobre financiamento ou contactar um Especialista em Crédito Habitação UCI, que trabalha em parceria com o CreditoHabitacao.com e sem qualquer custo ou compromisso, poderá analisar o seu caso e apresentar-lhe uma solução adequada às suas necessidades.