Encontrou a casa onde quer criar o seu lar, procurou a mobília que complementa a sua estética, decorou com tapetes e almofadas, mas falta ainda alguma coisa para tornar o espaço ainda mais acolhedor?
Não há nada como uns toques de verde para animar qualquer espaço - e há outras vantagens também: as plantas removem toxinas do ar, purificando-o, ajudam a reduzir crises alérgicas respiratórias e também já foi demonstrado que a sua presença numa sala aumenta a criatividade e produtividade.
No entanto, procurar plantas de interior para a sua casa pode ser difícil. Muitas vezes, sem saber quais as plantas de interior mais adequadas para o seu espaço, pode acabar por comprar espécies que precisem de estar no exterior e que passado pouco tempo ficam amarelas e morrem.
Antes de se dirigir a um horto ou loja mais próxima e comprar as plantas que mais lhe enchem o olho, observe os espaços da sua casa e pense naqueles que poderiam beneficiar com um pouco de verde. São zonas com muitas horas de luz por dia, ou cantos mais sombrios? A sua casa é fria, ou fica quente todo o ano? A luz é direta ou indireta? Depois, pode começar a pesquisar plantas que se adaptem às características de cada zona da casa que deseja decorar.
Não se esqueça também que nem todas as plantas são adequadas para quem tem animais de estimação - muitas são tóxicas para cães e gatos. Felizmente, existem inúmeras espécies adequadas para os nossos amigos de quatro patas.
E porque estamos aqui para ajudar, temos algumas sugestões de plantas em que se pode focar para tornar todo o processo mais fácil:
1. A Espada-de-São-Jorge ou outra planta da família Dracaena
A Dracaena (ou dracena) é uma família de plantas de interior resistentes, que se adaptam a diferentes ambientes e não gostam muito de luz direta. A Espada-de-São-Jorge é uma das espécies mais conhecidas e populares, com as suas folhas rígidas com tons diferentes de verde e capacidades purificantes. Outras plantas desta família são igualmente resistentes e demonstram uma grande adaptação a diferentes casas, inclusive às mudanças de temperatura em cada estação. As plantas desta família dão ainda belas flores, mas são tóxicas para os animais (e pessoas) se forem ingeridas.
2. Planta da borracha
Uma planta da borracha, ou ficus elastica, pode ser mesmo o que se a sua casa está a pedir se tem algumas janelas com luz direta. A planta da borracha também é um exemplo de uma planta que pode resistir a alguma negligência e ao seu processo de aprendizagem a cuidar de plantas. Esta planta também remove o dióxido de carbono do ar, ajudando a renová-lo, o que a torna especialmente boa para dar vida a um escritório, por exemplo. Tome nota, porém, que não é uma planta que deva ficar ao alcance dos seus animais.
3. Monstera Deliciosa
Certamente já ouviu falar da Monstera, uma planta que não só está na moda como tem outras vantagens para a casa que a receba. A Monstera Deliciosa, e outras plantas desta família, cresce muito rapidamente, especialmente durante o verão, se tiver espaço para o fazer, sendo favorita de quem gosta de plantas de interior grandes. Também pode facilmente ser propagada para outros vasos e multiplicar-se pelo seu espaço. Gosta de luz indireta brilhante, mas não é ideal para casas com animais.
4. O Clorofito
Já ouviu falar de uma planta conhecida como Clorofito (Chlorophytum comosum)? Também chamada de “planta aranha”, o clorofito é uma planta fácil de tratar que transforma qualquer divisão numa selva. O clorofito gosta de luz indireta, (pode ir para os cantos de uma sala iluminada mais distantes das janelas) e também é fácil de propagar para outros vasos. O clorofito é perfeito para casas com animais porque não é tóxico.
5. Calathea Orbifolia
A Calathea Orbifolia é um belo exemplo da família das Calatheas, com folhas largas e bonitas. Esta planta prefere luz indireta - até porque o sol direto lhes pode queimar as folhas -, mas precisa de ser regada regularmente e de ambientes húmidos e não demasiado frios. A Calathea Orbifolia também não vai fazer mal ao seu amigo patudo.
6. Nephrolepis Exaltata
Se prefere a floresta à savana, um feto é a escolha ideal para a sua casa. Sugerimos a Nephrolepis Exaltata, também conhecida como Boston Fern. É um feto que gosta de muita humidade, podendo ser perfeito para zonas como casas-de-banho - importa manter a terra dentro do vaso bem húmida! E é totalmente segura para os seus animais.
Agora que já tomou nota das nossas sugestões, já pode ir ao horto ou florista mais próxima e aumentar a sua família com novos seres vivos verdinhos. Trate bem as suas plantas, informe-se sobre como deve regá-las, limpe as folhas de tempos a tempos com um pano molhado e prepare-se para respirar fundo e sentir que está num jardim (mesmo sem sair de casa!)