Depois de semanas, talvez meses, à procura da casa ideal e a escolher a melhor opção de crédito habitação, finalmente chegou o dia de assinar a escritura e uma sensação de “missão cumprida” paira no ar. Mas se pensa que atravessou a meta nesse momento, engana-se, uma nova aventura espera por si: as mudanças. Tome nota destas dicas e prepare-se para vencer esta batalha.
1. Planear, planear, planear
Procrastinar é uma arte. Mas organizar bem o tempo requer mais sabedoria e tem um prémio bem melhor: conseguir evitar o caos das arrumações de última hora. Estabeleça metas e vá fazendo um pouco todos os dias, lembre-se de que uma tarefa é mais fácil quando é dividida em tarefas mais pequenas. Vá começando pelas coisas que menos usa e deixe as que utiliza com maior frequência para o fim, para evitar ter de desarrumar caixas que já estavam fechadas.
E não se esqueça: antes de meter os seus pertences numa carrinha e meter-se a caminho da casa nova, certifique-se de que os serviços de que precisa já estão ativos. Sem água, luz e gás de pouco lhe serve estar numa nova casa.
2. Nunca serão demasiadas caixas
Assim que o processo de compra da nova casa se começar a materializar, comece a juntar caixas e sacos. Mas evite comprar caixas, poupe a sua carteira e o ambiente, nos supermercados há muitas que são deitadas fora todos os dias e só precisa de pedir com simpatia para ter um problema resolvido. E quanto a sacos, peça a amigos que lhe emprestem os maiores que tiverem, vai ver que em pouco tempo vai ter um respeitável arsenal para garantir que não lhe faltará onde guardar os seus pertences. Mas quando pensar que já tem sacos e caixas que chegue, tente arranjar mais, porque acredite, não vão ser suficientes.
3. Identifique cada caixa com a respetiva divisão ou de acordo com o seu conteúdo
Distinguir uma caixa num monte de outras caixas é como achar que se consegue encontrar o par de uma meia numa pilha de meias todas iguais. E não vai querer estar a abrir caixas para perceber a que divisão pertencem ou o seu conteúdo. O ideal é quando arrumar as caixas não misturar itens de divisões diferentes e colocar sempre na parte de fora a divisão e/ou o seu conteúdo. Assim, quando estiver em plena mudança, pode chegar à casa nova e colocar logo cada caixa na respetiva divisão, sabendo sempre onde está algo de que precisa.
4. Coloque os livros em sacos
As caixas são muito práticas, é verdade, mas, se tem muitos livros, imagine ter de levantar uma caixa cheia deles. Pode tentar a sua sorte, mas vai arrepender-se. Em alternativa, se distribuir os livros por sacos vai ser muito mais fácil transportá-los. Vá distribuindo o peso cuidadosamente, para conseguir levantar o saco e para que as asas aguentem. É preferível ter vários sacos com pouco peso, do que ter de parar a meio do caminho para apanhar os livros do chão.
5. Proteja os objetos frágeis
As loiças e objetos frágeis podem ser um pesadelo. E em vários momentos só uma suspensão das leis da física os pode salvar da destruição. Mas algo que pode ajudar é aproveitar jornais, revistas, lençóis ou colchas para envolver esses objetos e garantir que qualquer toque inesperado será bem amortecido. Os móveis e outros objetos mais volumosos também podem ser protegidos com filme plástico ou com plástico bolha.
6. Faça uma triagem
Se há momento bom para deitar fora aquelas coisas inúteis que foi acumulando ao logo dos anos, é este. Ninguém quer ter de arrumar lixo, ter trabalho a transportá-lo e depois ainda ter de arrumá-lo na casa nova. Portanto, aproveite este novo começo e veja-se livre de tudo o que não precisa. Agarre nas roupas que já não usa e doe a uma instituição, recicle revistas, cartas antigas e toda a papelada que já não necessita, e deite fora aqueles elementos decorativos duvidosos que há anos pondera substituir.
7. Transporte consigo objetos prioritários e valiosos
No meio da confusão, facilmente perderá de vista objetos essenciais e valiosos. Por isso coloque de parte uma mala com tudo o que for essencial: medicamentos, 1 ou 2 mudas de roupa, lençóis e pijama, produtos de higiene, carregador de telemóvel, portátil, pequenos objetos de valor, chaves e aquilo que vai precisar para os primeiros dias. Assim, estará sempre pronto para qualquer eventualidade.
8. Estabeleça prioridades
Chegados à nova casa, já com as caixas nas suas respetivas divisões, é altura de começar a arrumar. Então, vamos meter mãos à obra e tratar de todas as caixas e sacos que virmos pela frente, certo? Não!!! É preciso um plano de ataque. Pense no que é fundamental: pode dormir uns dias num colchão, sem ter um quarto arrumado, mas não vai poder ficar sem comer e sem um bom banho. Por isso comece pela cozinha e casa de banho. Garanta que tem tudo o que precisa para se alimentar, limpar as divisões à medida que for avançando e cuidar da sua higiene, e comece então a tratar da roupa. Deixe para o fim a sala, tudo o que seja decorativo e entretenimento, porque são áreas que lhe vão tomar mais tempo e sem as quais pode passar os primeiros dias. Depois é seguir algumas dicas essenciais para organizar a sua casa e viver ao máximo o seu novo espaço.