1. Compre um ar condicionado com eficiência energética. Pode custar-lhe um pouco mais no imediato, mas as poupanças mensais vão compensar esse custo extra.
2. Limpe regularmente o equipamento. Se os filtros estiverem limpos, o nível de esforço para manter a temperatura desejada será menor.
3. Não exagere na temperatura. A diferença face ao exterior nunca deve ser superior a 12 graus.
4. Baixe os estores durante o dia e abra as janelas à noite. Assim evita que a casa acumule o calor dos raios solares diretos durante o dia e tira partido do fresquinho noturno.
5. Não abra janelas nem portas para o exterior enquanto tiver o ar condicionado ligado. Se o fizer estará a deixar o ar fresco escapar, obrigando o ar condicionado a trabalhar mais.
6. Não tenha fontes de calor perto do ar condicionado. Se tiver lâmpadas por perto ou aparelhos que gerem calor, o ar condicionado vai trabalhar mais do que o necessário.
7. Desligue o equipamento quando se ausentar de uma divisão por períodos longos. Antes de se deitar, por exemplo, apague o ar condicionado da sala, não serve de nada tê-lo a funcionar numa divisão em que está ninguém.
Com o dinheiro que for poupando nas faturas mensais de eletricidade aproveite e coloque uns vidros duplos, verá que vão ser úteis para evitar que o calor entre no verão e que saia no inverno.