1. Esforço que implica preparar a casa para ser vendida
A ideia de que para vender uma casa basta colocar um anúncio algures, uma placa na varanda e esperar é muito enganadora. Para fazê-lo tem de preparar a sua casa e resolver alguns problemas que podem afastar compradores (retirar manchas de humidade das paredes, retocar a pintura e fazer uma limpeza a fundo, por exemplo) e ninguém melhor do que um profissional para saber o que é preciso fazer e quem é preciso contactar para ter um serviço feito rapidamente e com qualidade.
2. Falta de experiência de marketing
Todas as pessoas acham que são especialistas em marketing, até meterem as mãos na massa e finalmente perceberem que se calhar não, se calhar ter uma boa estratégia de marketing tem mais que se lhe diga do que tirar três ou quatro fotos ao calhas e partilhar nas redes sociais e em duas ou três plataformas. Um profissional vai assegurar que tem fotos profissionais, que valorizem a sua casa, e que são colocadas nas plataformas certas para chegarem ao segmento certo de compradores.
3. A dificuldade de lidar com potenciais compradores
Lidar com compradores implica responder a emails, atender telefonemas, estar disponível para mostrar a casa no momento que for conveniente, saber distinguir compradores de facto de meros curiosos e saber o que dizer e o que não dizer. Está pronto para tudo isto? Tem a certeza que consegue arranjar espaço no seu quotidiano para enfrentar este desafio?
4. Vai ganhar menos dinheiro
O problema começa logo no início: definir o preço ideal para a sua casa exige um conhecimento do mercado que não tem. E a lógica de que “quanto mais alto melhor, depois vai-se descendo” é péssima, porque um preço demasiado alto vai afastar de imediato muitos potenciais compradores.
A isto acresce outro condicionante: o alcance que terá ao divulgar o seu próprio imóvel, será muito menor do que um profissional conseguirá. E se chega a menos pessoas, as oportunidades de encontrar alguém que aceite o seu preço inicial ou de haver uma guerra de licitações entre compradores serão muito menores. Portanto a grande questão é: de que lhe serve não pagar comissão se o valor que vai ganhar no final será menor do que se tivesse de pagá-la?
5. Fechar o negócio tem muito que se lhe diga
O processo de formalização da venda de um imóvel não é pera doce. Envolve muita burocracia, um conhecimento específico de todos as diligências que é necessário tomar e muito tempo para fazer tudo. Ninguém melhor do que um profissional para lhe tirar este peso dos ombros, com a garantia de que tudo ficará bem feito.
Para quê vender a sua casa sozinho por um menor valor, tendo todo o trabalho e complicações do processo sobre si, quando pode contar com o apoio de um agente que venderá a casa por um valor mais alto, mais rapidamente e sem lhe dar dores de cabeça?
Inspirado no artigo “7 reasons for-sale-by-owners fail” publicado em inman.com