Em média são precisos 6 meses para encontrar uma casa que possa comprar e que corresponda ao que procura, segundo um estudo do Imovirtual. Se este tempo é superior ao que esperava não desespere, temos algumas dicas para tornar a procura e a escolha de casa mais rápida.
1. Saiba quanto pode gastar
A tentação de começar logo a pesquisar casas online é grande, mas para quê perder tempo com casas que não pode comprar? Comece pelo princípio: analise quanto pode dar de entrada e quanto dinheiro o banco lhe pode emprestar. Ter um crédito habitação pré-aprovado permite-lhe ter a certeza de que consegue obter financiamento para compra uma casa com determinadas características, evitando o exercício inútil de ver casas que não vai poder pagar, e vai-lhe poupar muito tempo quando decidir avançar com a compra.
2. Escolha uma localização
Se quer comprar casa rapidamente, mas não sabe exatamente onde, depressa vai perceber que isso é um problema por uma razão básica: quanto maior for a área geográfica que tem de analisar, mais imóveis terá de ver logo mais tempo terá de gastar. Nesta questão tem de encontrar um ponto de equilíbrio, ou seja, a escolha não deve ser tão abrangente que perca o seu tempo a analisar infindáveis possibilidades, mas também não deve ser tão restrita que a oferta seja mínima e acabe por perder o mesmo tempo à espera que apareça algo que lhe interesse. O bom senso é fundamental.
3. Defina que tipo de casa quer
Saber o que procura é fundamental para poder encontrá-lo. Faça uma lista de características indispensáveis para si e use-a para refinar a sua pesquisa, evitando perder tempo com casas que não lhe enchem as medidas. Mas, tal como com a localização, não seja demasiado restritivo e distinga o essencial do acessório ou arrisca-se a perder ainda mais tempo à procura de uma casa ideal que se calhar nem existe.
4. Recorra a um agente imobiliário
Para além de todo o conhecimento técnico sobre o processo de compra de casa, que é fundamental para garantir que está a fazer um bom negócio, preenchendo todos os requisitos legais, uma das grandes mais-valias de trabalhar com um mediador imobiliário é a poupança de tempo. Ter um agente a trabalhar consigo significa não ter de perder tempo a ver listas intermináveis de imóveis, nem a fazer contactos para marcar visitas, porque há alguém que faz isso por si.
5. Seja seletivo com as visitas que faz
Há quem ache que mais é sempre melhor mas, como diz o ditado, por vezes menos é mais. Se sente à partida que uma casa não é aquilo que procura, mesmo que preencha alguns requisitos que definiu, não perca tempo e aposte antes em visitas a casas que o possam ser. Se estiver sempre a aceitar visitas na esperança de que a casa ao vivo seja melhor do que aquilo que aparenta, arrisca-se a tornar este processo numa experiência frustrante e cansativa. Seja decidido, saiba bem o que quer e vai ver que a sua casa vai aparecer mais rápido do que pensa.