Se está à procura de casa certamente já se deparou com uma realidade: as casas novas, acabadinhas de construir, são mais caras, e o que existe maioritariamente, são casas usadas, que precisam de algumas obras antes de se poder mudar.
A tendência é para pensar que vai ser necessário um crédito habitação para adquirir a casa e, depois, um crédito para fazer as obras, mas a verdade é que pode juntar o útil ao agradável e resolver tudo com apenas uma solução, no momento da aquisição da casa.
Explicamos-lhe então como funciona um crédito habitação para aquisição e obras e como esta solução 2 em 1 pode ajudar a que consiga comprar uma casa e transformá-la na casa com que sempre sonhou.
Vai comprar uma casa que precisa de obras? Esta solução é para si!
Se está a pensar em comprar casa que precisa de obras, há diferentes possibilidades que pode explorar. Uma das opções passa por adquirir o imóvel e usar capital próprio para realizar essas obras. Mas isso, implica dispor do capital necessário, o que dependendo do valor das obras necessárias, nem sempre é possível.
Passamos então para o cenário seguinte: recorrer a financiamento para a realização das obras. De facto, existem no mercado soluções de crédito específicas para realização de obras, ou até mesmo opções de crédito pessoal que podem ser utilizadas, no entanto estas acabam por apresentar algumas limitações:
- Os montantes de financiamento máximo são geralmente mais limitados;
- Os prazos são mais reduzidos;
- As taxas de juro são mais elevadas;
- E muitas vezes é necessário apresentar garantias à entidade financeira.
Outra opção passa por, ao adquirir o imóvel, juntamente com o crédito habitação pedir financiamento do valor das obras.
Será que é possível?
Tudo depende do crédito que contratar. É aqui que lhe explicamos o que é o crédito habitação aquisição e obras.
Vantagens do crédito habitação aquisição e obras
Na maioria das vezes, o crédito para obras é visto pelas instituições bancárias como uma solução diferente do crédito habitação, ainda que o financiamento seja para o mesmo imóvel.
Mas será mesmo necessário contrair dois empréstimos em separado para poder comprar uma casa e transformá-la ao seu gosto?
Há entidades financeiras, como a UCI (União de Créditos Imobiliários) que dispõem de soluções que permitem juntar o financiamento para a aquisição da casa e para a realização das obras no mesmo empréstimo, beneficiando das vantagens de ter apenas um empréstimo e com as condições do crédito habitação. Vamos explicar de seguida!
É vantajoso contratar um só crédito?
A grande vantagem de escolher uma solução que junta tudo no mesmo empréstimo é que as taxas de juro não são diferenciadas, ou seja, o crédito para obras beneficia da mesma taxa de juro aplicada ao crédito habitação.
Se optar por uma solução em que os créditos são separados, geralmente as taxas de juro do crédito para obras são mais elevadas, aumentando os custos finais com os créditos.
Tendo a mesma taxa de juro do crédito habitação, vai pagar menos pelo dinheiro emprestado.
Além disso, num crédito aquisição e obras, a valorização do imóvel com a realização das obras, é tida em conta na fase da aprovação, permitindo incluir no financiamento o valor necessário para a realização das obras.
Assim, não tem que se preocupar com a aprovação de dois créditos, sendo apenas importante assegurar que o valor total do crédito habitação para aquisição e obras não ultrapassa os 90% do valor da avaliação do imóvel após a obra estar concluída.
O crédito habitação para aquisição e obras geralmente permite também que a prestação mensal do crédito seja calculada de acordo com o capital que é libertado, à medida que as obras avançam.
Neste tipo de soluções o valor necessário para as obras é geralmente libertado em parcelas (chamadas de tranches) que são libertadas pelo banco há medida que as obras avançam. Desta forma, não começa a pagar, desde o início a totalidade do crédito para as obras, mas apenas o valor que é efetivamente libertado e à medida que vai avançando.
Eficiência energética: uma possível mais-valia do crédito habitação aquisição e obras
Se vai fazer obras na casa que adquiriu, porque não aproveitar para fazer algumas intervenções que melhorem a classe energética do imóvel e diminuam os consumos de energia?
Não se limite a pensar apenas em melhorias estéticas, consulte o Certificado Energético da casa que pretende comprar e aproveite para fazer melhorias que tragam benefícios em conforto, consumo de energia e custos com a habitação.
Nesse documento encontrará sugestões de melhorias a fazer na casa e o impacto esperado dessas alterações em termos de eficiência energética.
Essas melhorias podem passar por:
- Isolamento das paredes e coberturas;
- Instalação de janelas eficientes;
- Instalação de painéis solares
- Substituição dos sistemas de ventilação e ar condicionado;
- Instalação de bomba de calor.
Assim, para além da melhoria da classificação energética da casa, estará a contribuir, a longo prazo, para a redução das suas faturas com a energia e para a valorização do seu imóvel.
Se esta solução lhe parece interessante, entre em contacto com a UCI e obtenha toda a informação sobre a solução de crédito habitação aquisição e obras.